O caminho mais longo pode ser o caminho mais curto! Continue a Seguir Viagem.







segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quarto dos Mistérios


Ler acalma meu espírito e ultimamente ler "a casa de rubem alves"
tem me levado pra fora de mim, como um descanço pra mente e
depois volto a pensar ainda mais. Essa semana um texto em especial
chamou muito a minha atenção e caso você tenha motivação, pode lê-lo
na integra no seguinte endereço:

http://www.rubemalves.com.br/oquartodomisterio.htm

Proseguindo (...)

Me lembrei da casa velha e grande dos meus avós em Itaperuna, o
3° andar abandonado com as máquinas de costura da minha avó, os
armários antigos, roupas, camas, entulho! Livros da época de colegial
do meu pai e tios, objetos que tinham história. Fotos, revistas e não
posso de maneira alguma me esquecer da barraca verde que meu avô
usava pra caçar jacaré alguns anos antes do meu nascimento.

Memórias e segredos me reportaram para o texto de Rubem Alves,
realmente ele está certo, pois "o quarto proibido é sempre aquele
que a gente quer entrar" ... tudo bem que o 3° andar não era proibido
mais toda vez que subiamos pra lá os "adultos" ficavam da sala de estar
gritando "crianças desçam daí" "Nana onde você está?" "Nana olha a
Isabela pra mim" "ai não é lugar de brincar". Eu pensava, como assim
não é lugar de brincar? ali era o melhor lugar para se estar em toda a
casa, "era um lugar encantado" isso quando eu não estava no pé de goiaba.

O mais intrigante é que diante do texto de Rubem eu consegui
entender que de fato todos temos um quarto dos mistérios dentro
de nós e que por onde eu andar o velho e empoeirado 3° anda da casa
dos meus avós vai estar sempre comigo. "Minha alma é um quarto
onde os objetos mais estranhos estão colocados, um ao lado do outro,
sem ordem, sem nenhuma intenção de fazer sentido. Por oposição à sala,
onde casa objeto está colocado numa ordem precisa em relação aos outros."
Dentro de mim cada objeto é "um universo completo, não depende dos outros."

Tenho esse quarto dentro de mim, nele se encontram os meus objetos
estranhos, as minhas fotografias velhas com pessoas especiais, minhas
primeiras pinturas feitas aos 10 anos de idade. Presentes, livros, cabe
tudo dentro dele (...) Neste quarto está toda a minha fragilidade e os
sentimentos mais terríveis, não me assusto em falar deles até porque
"as coisas terríves são apenas molduras para coisas encantadas,
imobilizadas em sono, fora do tempo, como a Bela Adormecida, em
meio ao pó, às teias de aranha, à heras e plantas selvagens, à espera
de alguém que dará o beijo que quebrará o feitiço" ...

Para se chegar neste quarto você tem que roubar a chave,
para se chegar ao 3° andar você tem que subir as escadas devagar
e vigiar para ninguem lhe ver subindo. Só os verdadeiros amigos gostarão
de estar neste quarto.

A pergunta feita por Drummond, por Rubem Alves ainda permanece ...

"Trouxeste a chave?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário