O caminho mais longo pode ser o caminho mais curto! Continue a Seguir Viagem.







sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tô falando de AMIGOS!

Amigos, pessoas queridas que nos acompanham durante
etapas e por vezes uma vida inteira. Nessa minha viagem
pela vida e por lugares sinto falta de alguns amigos constante-
mente, me sinto incompleta sem eles. Pensando na modernidade
e em toda essa correria da cidade grande resolvi procurar em
que pé anda o amor amigo.


Fico me perguntando onde está o público para o verdadeiro afeto? Será que as pessoas se desencantaram para o real sentido e um amor amigo? Ou será, que alguém hoje em pleno século XXI sabe o que é AFETO? Acredito que poucas pessoas hoje vêem a amizade como um amor de valor, ou até mesmo como sendo algum tipo de amor. Por vezes peso que o relacionamento mais importante já não é uma velha amizade, porque poucos têm experiência dela. A amizade lida menos com os instintos, é menos biológico e pode parecer até menos necessário. Não está muito ligada aos nervos, não acelera nosso coração como faz a paixão e já que falamos em paixão .. a amizade não é visceral.

Indo em busca do por que disso tudo, me reporto ao texto de C.S.Lewis no livro “quatro amores” onde ele faz uma belíssima abordagem do assunto no capitulo chamado: Amizade. Lewis nos ajuda a entender por que na antiguidade e na Idade Média a amizade era exaltada. Naqueles tempos a emoção e o corpo, era visto como ameaças e por conta disso o amor mais valorizado era a amizade, que era então contrário a mera natureza carnal. Vieram então o romantismo trazendo a tona a exaltação do sentimento, emoção, instinto e como diz Lewis “sob esse novo pretexto, tudo o que antes recomendava esse amor passou a condená-lo”.

A amizade começou então a se parecer com algo sem cor, em contraste com o vermelho da paixão. Um amor um tanto que vegetariano. Precisamos então realmente perceber que um caso de amor é o que menos se parece com uma amizade. “os amantes vivem conversando entre si sobre o seu amor, os amigos quase nunca falam sobre sua amizade”. E em geral os amigos estão lado a lado enquanto os amantes estão frente a frente. Amizades não se excluem em apenas dois, queremos os outros do “grupinho” também. Sabe, tem coisas em mim que apenas alguns poucos amigos conseguem trazer à tona, preciso deles pra isso. A amizade é o menos ciumento dos amores e “nesse amor, dividir não é diminuir”.

O companheirismo nasce de coisas em comuns, alguma idéia, interesse e gosto que até então aquele alguém imaginava ser o seu tesouro. Imediatamente ocorre uma união de imensa solidão. Porém, os amigos buscam por mais interlocutores. A grande pergunta entre a amizade é que “você vê a mesma verdade que eu?” Sendo assim a amizade é realmente mais individual que um simples companheirismo.

Como diz Lewis, “a própria condição para ter amigos é querer alguma coisa além de amigos”. Quem não tem nada não pode partilhar nada, quem não está indo para lugar nenhum não pode ter companheiros de viagem. Quando as duas pessoas que descobrem, assim, estar na mesma estrada secreta são de sexos diferentes, a amizade que nasce entre elas pode facilmente se transformar em amor erótico. Mas, isso não significa obscurecer a distinção entre os dois amores.

Finalizando, o amor existente na amizade é tão forte quando o amor erótico. Aquela frase feita “não precisa agradecer” expressa de uma forma muito simples o que sentimos por um amigo. A amizade não é inquisitiva, cada um é simplesmente o que é, não se dá a mínima para classe social, para renda, raça ou passado. Descobrir sobre a vida do outro é apenas acidental.

“Eros pede corpos nus, a amizade, personalidades nuas.”



Dedico este texto para os meu poucos amigos
de ROTINA, que tem me dado a melhor sensação
de amizade e de um amor tão apaixonante quanto qualquer outro:
Léo Diniz, Gerson Dudus, Isabela Sarkis (amiga-irmã)
Sandra Wyatt, Lusiane Castro e Marcos Martins.

Um comentário:

  1. Obrigado Deus por ter colocado vc de volta na minha vida... era oq faltava! Brigado pela sua amizade!
    Texto fantástico!
    Bjs

    ResponderExcluir